facebook.com/padariamoderna
twitter.com/padariamoderna

O poder dos frutos secos

Os frutos secos são ricos em minerais e oligoelementos, eles têm um alto valor nutricional, mas já foram acusados de conterem muitas calorias.

 

A nutricionista Ana Claudia Bonvicino afirma que os frutos secos oleaginosos, conforme o nome diz, são ricos em gorduras boas, que de fato, ajudam a perder os quilinhos extras. “Eles contêm lipídios insaturados, proteínas vegetais, minerais e fibras”, diz ela. “Podem ser considerados como um coquetel do bem que ajuda a combater o colesterol ruim e a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares”.

 


O “coquetel do bem” pode ser traduzido em um aporte de minerais como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio e ferro, além de vitamina E e ômega-3. De acordo com Ana Claudia, eles são verdadeiros concentrados de energia, que fornecem cerca de 600 calorias a cada 100 gramas. “Por isso, são recomendados para quem faz esforço físico de longa duração como esportes de impacto e até mesmo atividades intelectuais que exigem muita concentração”.

 

De acordo com estudos recentes, os frutos secos também são indicados para quem sofre de doenças inflamatórias, como a artrite. Se você ainda não os consome, sega a dica da nutricionista. “Coloque amêndoas ou castanhas junto ao seu cereal matinal. Eles também são ótimos companheiros para as jornadas de trabalho”. Porém, segundo ela, priorize as oleaginosas que contêm mais próximas de seu estado natural. “Quanto menos sal e açúcar, mais você sentirá os efeitos benéficos desse alimentos”.

 

Fonte: Alimentação Terra

Compartilhe este post