facebook.com/padariamoderna
twitter.com/padariamoderna

Pêra e suas propriedades

A pêra é uma fruta, como muitas outras, que possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a prevenir e tratar doenças.

 

 

As propriedades nutricionais

A pêra é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam a prisão de ventre. Também possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e actua na contracção muscular, fósforo, que fortalece os neurónios e os batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também actuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.

 

As propriedades medicinais

A pêra é muito útil para prevenção de cancro do cólon, bexiga, próstata e endométrio. Esta também previne doenças cardiovasculares e diabetes. É óptima no tratamento de hipertensão. Ingerir a pêra frequentemente ou beber o seu sumo faz com que a pressão arterial baixe, além de exercer uma acção diurética que purifica todo o nosso organismo.

Esta fruta também tem sido utilizada com sucesso como coadjuvante no tratamento de inflamações da bexiga, problemas digestivos e prisão de ventre.

 

Curiosidade:

 

Vários estudos realizados, mostram que o consumo de pêra ou o seu sumo nas dietas de emagrecimento ajuda a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isto porque a fruta contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

 

 

Segue uma receita deliciosa:

 

Pêra Caramelizada

 

tdg

 

Ingredientes:

.4 pêras
.1 xícara (chá) de açúcar
.1 pau de canela
.2 cravos
.1 xícara (chá) de água
.sorvete de creme

 

Modo de preparo:

Descasque as pêras, corte-as ao meio e retire o miolo.
Em uma frigideira grande, junte o açúcar, a canela e os cravos.
Leve ao fogo e mexa até se derreter e começar a formar o caramelo.
Adicione a água e deixe ferver até se desfazerem os pedaços que se formarão.
Coloque as pêras na calda e, sem mexer, deixe cozinhar por três minutos.
Vire-as e cozinhe mais três minutos ou até ficarem macias.
Sirva a pêra com a calda e o sorvete.

 

Fonte: Test Drive Gastronômico

Compartilhe este post